O que é a Aliança de Amor com Maria?

  1. A Aliança de Amor é o convenio que faço com Maria. Convém a mim e convém a Ela como Mãe do Redentor. Convém a mim porque Ela se torna minha mãe, minha auxiliar, minha intercessora, um meio mais rápido e seguro para viver um contato vivo e permanente com o Deus da nossa vida e da nossa história. Convém a Ela, porque é mais um filho que ela adota para conduzir ao seu Filho Redentor e se torna nossa Mãe e Educadora. Ela quer nos educar e conduzir ao seu Filho Jesus.

  2. A Aliança de Amor com Maria é a forma ascética e original que Schoenstatt dispõe para viver a Aliança Batismal em maior profundidade e amplidão. Este ato ascético é o que identifica a pessoa com a espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt, ou o Movimento da Mãe Rainha.

  3. Os homens do Terço podem selar sua Aliança de Amor com a Mãe de Deus preparando-se através de oficinas, com material próprio fornecido pela Secretaria Nacional e as Secretarias Regionais.

  4. “Quanto mais cultivar o vínculo com o tronco, mais fecundo será o ramo.” Assim, quanto mais o grupo do Terço estiver vinculado à Mãe Rainha num dos Santuários, mais ele estará participando das Graças especiais deste Santuário, que é a fonte. Esse vínculo dá-se também através da contribuição ao Capital de Graças.

  5. Foi o Padre José Kentenich e um grupo de jovens que em 18 de outubro 1914, no bairro de Schoenstatt, cidade de Vallendar, na Alemanha que fizeram a primeira Aliança de Amor com Nossa Senhora. Essa aliança teve como fruto o convite para que Nossa Senhora tomasse posse daquele espaço, o que hoje conhecemos como Santuário da Mãe Rainha. Ela levou a sério esse compromisso e tornou os Santuários de Schoenstatt como verdadeiros lugares de Graças, onde diariamente são centros de peregrinações.

 

Porque fazer a Aliança com a Mãe de Deus?

  1. Fazer algo, sempre nos perguntamos o porquê e a utilidade. O porquê é que nos faz crescer na filialidade com as pessoas divinas: Maria e a Santíssima Trindade. Utilidade: um caminho de minha santidade diária, segundo Deus tem previsto para mim.

  2. A santidade depende da caminhada do meu ser pelas sendas do “homem novo” (Rm 6, 1-14), pregado por São Paulo. Por isso, na espiritualidade de Schoenstatt o princípio pedagógico, “a ordem do ser determina a ordem do agir” acima citado, oferece um caminho inovador para ajudar a crescer na santidade do dia a dia. A graça de Deus deve dominar gradativamente o meu ser e santificá-lo, para que meu agir seja a consequência do que sou; e meu agir seja o mais próximo e semelhante ao agir de Cristo entre os homens no dia de hoje.

  3. Aquilo que não vivo não transmito. O Padre Kentenich dizia que “a ordem do ser determina a ordem do agir”. Isso quer dizer, aquilo que vivo, transmito. É fácil perceber a hipocrisia no outro, quando o seu discurso não combina com suas atitudes no dia a dia. A atitude do Homem Novo é fazer que a partir de suas atitudes marianas seja impregnado o seu agir diário. 

 O que quer dizer Pedagogia da Aliança?

  1. Quer dizer que eu busco fazer uma Aliança com Nossa Senhora, para que, cada dia mais, Ela possa usar-me como seu instrumento mariano. A realização da Aliança de Amor com Maria é a meta que almejamos alcançar com os homens participantes do Terço dos Homens Mãe Rainha. Pedagogia da Aliança quer dizer que existe um caminho para me preparar para a Aliança com Maria no “Nada sem Vós, Nada sem nós”.

  2. Na Aliança de Amor existem duas partes: uma pertence a nós e outra a Nossa Senhora. Ela contribui com a parte dela, e nós com a nossa. Para que a ação da parte dela tenha efeito em nós, necessitamos nos capacitar e entregar à Ela.

  3. A capacitação é um processo continuou. Essa contínua capacitação acontece no que chamamos autoeducação: isto é, superar o homem velho que ainda existe em nós. O processo pedagógico consciente desse crescimento passa pelo chamado Capital de Graças. O Capital de Graças é o meio pedagógico que uso para meu crescimento humano com o qual me capacito continuamente para o exercício da instrumentalidade a que Deus me escolhe.

  4. A entrega, que é a parte que ofereço à Ela na Aliança. Essa entrega é o meu contínuo esforço de cada dia ser um modelo de homem novo através de minhas atitudes, o qual vou conquistando através de minha contínua Autoeducação.

 

A entrega constante dos meus esforços é o Capital de Graças, sendo ele o sustento de minha Aliança com a Mãe de Deus. Aqui estou fazendo minha parto do: “Nada sem nós.”

Onde se preparar e como fazer a Aliança de Amor?

  1. O coordenador convida os membros quem desejam selar a Aliança de Amor. É um convite livre. A cada ano pode convidar novamente novos membros para selarem a Aliança.
     

  2. A preparação dá-se através de materiais explicativos fornecido pela Secretaria Nacional do Terço dos Homens. A preparação pode ser individual ou grupal. As pessoas interessadas podem escolher o caminho que melhor lhes convém.
     

  3. O símbolo da Aliança de Amor é a Cruz da Unidade.
     

  4. No dia que faz a Aliança de Amor assina o livro da Aliança. Nele está o nome de todos os que fizeram a Aliança. Cada dia 18 as missas são oferecidas nas intenções dos mesmos que pertencem a essa grande família de que já fez a Aliança.
     

  5. Se faz geralmente num dos vários Santuários da Mãe Rainha, ou em caso de impossibilidade devido às longas distâncias para chegar num dos Santuários, em um lugar previamente combinado com o assessor. Neste ultimo caso é encaminhado os nomes para um dos Santuários da Mãe Rainha para serem inscritos no Livro da Aliança.

 O que é Capital de Graças?

  1. A própria palavra já explica. Algo que capitaliza. Mas, em relação a Deus, quem somos nós para capitalizar algo? Deus não precisa de nós, diríamos. Ele é o onisciente, onipotente. Ele tudo pode. Mas lembrem os que Deus se admira com a ação de seus filhos. Toda demonstração de amor que remetemos a Deus, causamos alegria a Ele.

  2. Capital de Graças é um meio de oferecer, através de coisas concretas, demonstrações de amor a Deus. Ele nos retribuirá desde sua onipotência, tudo o que necessitamos de acordo com seu plano providente. Nós não vamos comprar as graças, mas vamos mostrar a Deus que estamos dispostos a recebe-las com nossas pequenas atitudes de demonstração de amor através do Capital de Graças.
     

O Capital de Graças é uma forma pedagógica de darmos nossa contribuição na ação redentora de Cristo. (cfr. Col 1,24) Todos os batizados participam desse mistério. Através da Aliança de Amor e com o Capital de Graças eu me torno consciente de minha participação.
 

  1. Então o que constitui o Capital de Graças?
     

O Capital de Graças constitui de todos os oferecimentos e conquistas possíveis que realizo em minha vida diária. Isto é, esforço por ser um melhor homem: na família, no trabalho, no lazer; oferecimento de minhas alegrias, esforços pessoais, dificuldades diárias. Enfim, todas aquelas coisas que conscientemente exige de mim algum esforço ou atitude de realizar o bem; pode ser oferecido ao Capital de Graças.
 

Tudo isso conscientemente oferecemos a Nossa Senhora para que Ela entregue nossos humildes méritos a Deus, intercedendo a que Ele os converta em abundantes bênçãos.

Como expresso e entrego o Capital de Graças para oferecer à Mãe Rainha?

  1. A maneira de expressar o Capital de Graças é escrevendo em algum papel o que estou realizando para oferecer. Ele pode ser uma coisa pontual, pode ser um propósito de uma semana, ou proposito de um mês, uma atitude que quero conquistar etc.

Por exemplo: Quero oferecer ao CG meu esforço de cumprimentar minha esposa e filhos todos os dias de manhã durante este mês, caso eu não o faço. Depois que eu fiz, mesmo que não tenha sido quase todos os dias como gostaria, escrevo no papel e entrego no CG.

  1. No grupo do Terço dos Homens, primeiramente explico o que é o Capital de Graças e incentivo a cada encontro para que possam trazer até o local onde sempre se reza o terço.
     

Basta colocar uma jarra ou um pequeno cesto, onde os homens possam depositar seus oferecimentos, escritos em pedaços de papel, logo na chegada, antes da oração do terço. O coordenador do grupo vai guardando estes oferecimentos, até ter a possibilidade de entregá-los em algum Santuário da Mãe Rainha. Pode-se acumular CG em vários meses. Estes papéis são queimados na Pira de José Engling nos dias 18 de cada mês, em todos os Santuários da Mãe Rainha.

A título de exemplo tem um bispo que todos os meses encaminha seu Capital de Graças à Mãe Rainha no Santuário de Santa Maria – RS via correio.

Onde encontram-se os Santuários da Mãe Rainha para enviar meu Capital de Graças, intenções e fazer minha romaria?

 

  1. OLINDA/ PE – Fone: (81) 3439-7066

Rua: José Dias Raposos, 914.

Bairro Ouro Preto

CEP: 53 370-420 – Olinda/PE

 

  1. JARAGUÁ – SÃO PAULO/SP – Fone: (11) 3941-3148

Rua: Galvão Bueno Trigueirinho, 764.

CEP: 05 181-040 – São Paulo/SP

 

  1. SANTA MARIA/RS – Fone: (55) 3222-8188

Av. Nossa Senhora das Dores, 849.

C. Postal 7044, Ag. Dores

CEP: 97 091-970 – Santa Maria/RS

 

  1. LONDRINA/RS – Fone: (43) 3322-2986

Rua: Goiás, 857.

CEP: 86 001-970 – Londrina/PR

 

  1. VILA MARIANA – SÃO PAULO/SP – Fone: (11) 5571-5625

Rua: Dr. Diogo de Faria, 251.

CEP: 04 037-000 – São Paulo/SP

 

  1. ATIBAIA/SP – Fone: (11) 4414-4200

Rod. Dom Pedro I, Km 78.

C. Postal 159

CEP: 12 940-970 – Atibaia/SP

 

  1. CURITIBA/PR – Fone: (41) 3279-1391

Rua: Pe. José Kentenich, 550, Campo Comprido.

CEP: 81 210-430 – Curitiba/PR

 

  1. PORTO ALEGRE/RS – Fone: (51) 3268-1812

Rua: Carajá, 233, Bairro Assunção.

CEP: 91 900-370 – Porto Alegre/RS

 

  1. GUARAPUAVA/PR – Fone: (42) 3623-6660

PR 170, km 6, Trevo do Pinhão, C. Postal 03.

CEP: 85 100-970 – Guarapuava/RS

 

  1. ITAARA/RS – Fone: (55) 3227-1100

Br 158Rincão do Canto

Estrada Sylla Bauler s/n.

CEP: 97 185-990 – Santa Maria/RS

 

  1. SANTA CRUZ DO SUL/RS – Fone: (51) 3711-3991

Br 471, Km 53.

C. Postal 289

CEP: 96 800-970 – Santa Cruz do Sul/RS

 

  1. SANTO ANGELO/RS – Fone (55) 3312-4312

RS 344, Trevo de acesso a Buriti.

CEP: 98 800-800 – Santo Ângelo/RS

 

  1. RIO DE JANEIRO/RJ – Fone: (21) 2442-0034

Estrada dos Bandeirantes, 13.833, Vargem Pequena.

CEP: 22 783-117 – Rio de Janeiro/RJ

 

  1. BRASÍLIA/DF – Fone: (61) 3302-2103

Rod. DF 001 Km 4, EPCT – Leste

C. Postal 07966 – Ag. Cruzeiro Velho.

CEP: 70 649-970 – Brasília/DF

 

  1.  CAIEIRAS/SP – Fone: (11) 4605 0561

Av. Pe. José Kentenich, 351.

Bairro Morro Grande

CEP: 07 725-540 – Caieiras/SP

 

  1. SALVADOR/BA – Fone: (71) 272-7452

Estrada do Curralinho s/n, STIET.

CEP: 41 770-115 – Salvador/BA

 

  1. CORNÉLIO PROCÓPIO/PR – Fone: (43) 3523-1712

Rua: Padre José Kentenich, s/n.

CEP: 86 300-000 – Cornélio Procópio/PR

 

  1. POÇOS DE CALDAS/MG – Fone: (35) 3744-7459

Estrada Vicinal Padre José Kentenich, Km 4, C. Postal 821.

CEP: 37 701-970 – Poços de Caldas/MG

 

  1. FREDERICO WESTPHALEN/RS – Fone: (55) 3744-7459

Av. Santuário s/n, Bairro Jardim Paraíso.

CEP: 98 400-000 – Frederico Westphalen/RS

 

  1. CONFINS/MG – Fone: (31) 3686-0245

Rua: Nazires Queiroz Lara, 230, Centro

CEP: 33 500-000 – Confins/MG

 

  1. ARARAQUARA/SP – Fone: (16) 3335-3899

Av. Antonio Chiossi, 36, Jardim Botânico

CEP: 14 805-026 – Araraquara/SP

 

  1. GUARANHUNS/PE – Fone: (87) 3762-6748

Loteamento Monte Everest

ACF XV de novembro, 219.

CEP: 55 298-970 – Guaranhuns/PE

 

  1. JACAREZINHO/PR – Fone: (43) 3527-1133

Vila 7, Estrada do IBC, C. Postal 33.

CEP: 86 400-000 – Jacarezinho/PR

 

Pe. Vandemir Jozoé Meister, ISch.

© 2017 Terço dos Homens Mãe Rainha
  • Flickr Social Icon
  • Instagram ícone social