November 1, 2019

August 25, 2019

Please reload

Posts Recentes

60 perguntas sobre o Terço dos Homens

November 1, 2019

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

CRUZ DA UNIDADE TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA

November 11, 2018

 

O Movimento do Terço dos Homens Mãe Rainha, que tem como fonte de espiritualidade o Movimento Apostólico de Schoenstatt, guia-se através das insinuações que o Espírito Santo vai soprando nos corações das pessoas, neste caso, dos homens que participam do Terço.

 

No ano de 2013, ano da Fé, ano da missão; é o ano que nasce uma “Corrente de Vida” dentro do Terço dos Homens Mãe Rainha - a Corrente de Aliança de Amor; surge também o resgate da CRUZ DA UNIDADE como SIMBOLO DA CRUZ para de membros dos Grupos do Terço.

 

A Cruz da Unidade como Símbolo, explicaremos brevemente nas seguintes dimensões:

 

  • A - Uso diário

  • B - História

  • C - Teologia

  • D - Símbolo para o Terço dos Homens

 

A – Uso diário

 

O Movimento Apostólico de Schoenstatt (Movimento da Mãe Rainha), tem feito uso frequente desta cruz dentro de sua espiritualidade.

Dentro do Movimento de Schoenstatt, onde a Cruz foi criado, é usado, frequentemente pelos homens para simbolizar o momento da Aliança de Amor feito entre a pessoa e a Mãe de Deus.

A Cruz da Unidade é atualmente, uma das cruzes mais difundida em todo mundo, e usado por muitos católicos e comunidades religiosas; e que, no entanto, não conhecem a história de origem desta cruz. Muitos a usam por causa da sua beleza, ou porque contém na sua estrutura a figura de Maria.

A Cruz da Unidade tem se tornado um símbolo comum dentro do Movimento da Mãe Rainha usado pelas pessoas, mesmo sem terem selado a Aliança de Amor com a Mãe de Deus.

 

 

B – História

 

Brevemente trataremos de explicar de onde e como surgiu a Cruz da Unidade e seu uso popular mundo afora.

 

1 – A Cruz da Unidade foi criada no Brasil, mais propriamente em Santa Maria/RS, no ano de 1959/60, por um padre de Schoenstatt chamado Padre Angel Vicente Cerró, de origem chilena. Na cidade de Caxias do Sul, local que naquela época tinha uma empresa de fundição, foi feita da fundição da Cruz. Seu tamanho é de aproximadamente 30 cm de altura. O fundo da Cruz era para ser de cor vermelho, mas devido à falta do desenvolvimento da técnica de derretimento do esmalte na região, a cruz ficou com o fundo dourado, como se vê na foto.

 

2 – A Cruz surgiu da necessidade de um grupo de jovens seminaristas expressarem sua entrega ao sacerdócio de Cristo e serem unidade para a Família de Schoenstatt. Na parte de traz da cruz foi inscrito em latim: “Unum in Sanguine - Clarificate” (Um no Sangue – Glorifica-te) e também uma pequena coroa, onde queriam significar a coroação de Maria e o pedido de que Maria seria a Rainha que realizaria a unidade dando-a o título de Rainha da Unidade.

 

3 – No ano 1960 a Cruz da Unidade foi levada para o Chile, para a capital Santiago; onde colocaram sobre o altar do Santuário da Mãe Rainha no dia 24 de dezembro, para que ela fosse o símbolo da unidade da Família de Schoenstatt em Santiago. Naquele tempo o Movimento daquele lugar  estava passando por dificuldades entre os membros, e rezava-se pela unidade.

 

4 -  Ao entregarem a Cruz à Mãe de Deus, durante a celebração da missa de Natal, no dia 24 de dezembro de 1960, no Santuário da Mãe Rainha em Bellavista, o milagre da unidade da família começou a se perceber fortemente entre os membros do Movimento.

 

5 – Ela foi presenteado ao Papa Paulo VI no ano de 1972, na festa de Pentecostes. O Papa João Paulo II recebeu uma Cruz da Unidade de presente no dia 29 de novembro de 1980 dos Padres de Schoenstatt.

 

7 – Em todos os Santuários da Mãe Rainha no Brasil a Cruz da Unidade está sobre o tabernáculo do Santuário.

 

 

C – Teologia

 

A  Cruz da Unidade é portadora de uma grande simbologia Cristológica e Mariana.

 

Os jovens seminaristas no ano de 59/60 quiseram expressar na Cruz da Unidade, o perfil da Cristologia Schoenstattiana; o Cristo que o Padre José Kentenich quis acentuar para a Igreja atual.

Cristo responde a carência de todas as épocas. Sua Palavra transforma os distintos momentos da humanidade e quer também agora ser resposta.

 

Simbologia da Cruz:

A Cruz da Unidade quer expressar o Cristo dos Vínculos.

A grande carência do mundo atual é a falta de vínculos. Mesmo como o excesso de comunicação, meios que nos facilitam o diálogo, os contatos; os homens vivem uma solidão existencial.

 

A Cruz não separa a dimensão natural da sobrenatural, ela quer expressar a organicidade e unidade entre os dois mundos, que também algum dia todos os homens vão participar. Nela está o Vinculo de Cristo com Maria, vinculo de Cristo com o Espírito Santo e vínculo de Cristo com o Pai.  

 

 

Maria está unida a Cristo, na cruz, numa aliança indissolúvel. Maria e Cristo estão no alto da Cruz. Maria está participando do momento culminante da entrega de seu Filho no alto do Calvário. E também, Maria participa ativamente da Igreja nascente do costado de Cristo na Cruz. Ela é, a partir do momento da cruz, a portadora, no cálice, do sangue redentor de seu Filho para o mundo.

 

Unir-se à Maria através da Aliança de Amor, é unir-se ao mistério de Maria junto à Cruz, que assume o papel de ser a Igreja nascente. A aliança de amor é um crescimento em profundidade da Aliança Batismal que nos torna filhos de Deus.

Ela ao pé da Cruz torna-se a Colaboradora e Companheira permanente de seu Filho; e quer fazer-nos parte também desta grande missão que assumiu junto ao seu filho.

Na Aliança, através da mão educadora e intercessora de Maria cresce-se na corresponsabilidade de ser um colaborador de Cristo na Obra da Redenção, tal como foi Maria, construindo a Igreja na entrega, caridade e magnanimidade.

 

A Cruz da Unidade tem uma forma de ovo. Ela, em si, não tem pontas. Ela tem uma harmonia de desenho onde não se contempla “esquinas”. Essa forma oval quer expressar a vida orgânica existente. O ovo tem em si, em forma latente a vida; e, quando bem condicionado irá produzir vida. A cruz, ela também, quando bem condicionada em minha vida irá produzir vida, e vida em abundância. A cruz não é sinal de morte, mas de entrega amorosa e de vida nova; a Ressurreição.

 

Olhando a Cruz percebe-se no alto da mesma o olho do Pai. O Pai que acompanha tem todos os momentos o filho. Em Mt 3,15 Deus Pai se refere ao seu filho: “E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição.” Jesus também em várias oportunidades referiu-se ao Pai, e um dos dizeres mais forte é quando ele diz: “Quem me vê, vê o Pai.”

 

No fundo da Cruz está a cor vermelha que predomina. Simboliza o sangue de Cristo derramado na cruz, fonte do perdão dos nossos pecados e também de nossa unidade nele.

A cor vermelha lembra também a presença do Espírito Santo na Crucificação, força e amor que brota do amor de Cristo e que transborda para o mundo.

Maria, ao assumir a missão no pé da Cruz, recebe a missão de Cristo na força do Espírito; e , é portadora desse Espírito na Igreja nascente sendo a congregante do apóstolos no Cenáculo.

 

D – Símbolo para o Terço dos Homens

 

A Cruz da Unidade, um símbolo criado no Brasil, dentro do próprio Movimento de Schoenstatt com uma riqueza de detalhes histórico e teológico tem todo o mérito de ser um símbolo para expressar a Corrente de Aliança de Amor que surge no THMR, e também, uso diário.

 

Ademais, por sermos marcadamente marianos, esta cruz expressa a idiossincrasia religiosa, sem nos distanciarmos de quem nos deu sua vida em sacrifício – Jesus Cristo.

Esta cruz lembra aos homens do Terço  a necessidade da oração ao Espírito Santo pedindo que seja garante da Unidade do Terço dos Homens Mãe Rainha, na sua mística e organização dentro da Igreja.

 

Hoje não se necessita carregar uma cruz no peito; mas necessita-se de peito para carregar uma Cruz da Unidade e ser testemunho da missão.

 

 

Pe. Vandemir Jozoé Meister

Assessor Nacional do THMR

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
© 2017 Terço dos Homens Mãe Rainha
  • Flickr Social Icon
  • Instagram ícone social